Está perdido(a) sem saber o que quer dizer este termo em inglês, e o que são câmeras mirrorless? Vem que a gente te explica!
Vamos começar pelo conceito da fotografia em si. A origem etimológica de “fotografia” vem do grego e significa “gravar com luz”: “foto” (luz) e “graphein” (escrever, gravar). Seja nas câmeras analógicas ou digitais, a princípio sempre foi o mesmo, captar a luz e gravar a imagem – seja no papel, filme fotográfico ou sensor digital.
Mas o que caracteriza as câmeras mirrorless, afinal? Mirrorless, traduzido para o português, significa “sem espelho”, que são câmeras onde a luz atinge o sensor diretamente após passar pela lente. Os espelhos não interferem, e a imagem pode ser visualizada através do visor ou tela da câmera (LCD).
E quais as vantagens das camêras mirrorless em comparação às câmeras DSLR?
Primeiro, o tamanho e peso. Por não possuírem espelhos, as camêras mirrorless são menores e mais leves. Podem ser muito mais fáceis de transportar e menos cansativas em ensaios e/ou eventos mais longos. A experiência fotografando com a Mirrorless, após 8 a 10 horas de trabalho em um casamento, formatura ou outro evento social de grande duração será com certeza muito impactante. Além disso, as câmeras sem espelho têm uma qualidade de gravação de vídeos excelente, já que nas DSLR o espelho e pentaprisma acabam por comprometer o sensor durante a captura de vídeo.
E a pergunta que não quer calar, qual devo comprar, uma DSLR ou uma Mirrorless?
Esta é uma pergunta bastante pessoal, já que o seu objetivo irá influenciar bastante no modelo que você irá comprar. Aqui não existe certo ou errado, mas sim o seu uso. Abaixo vamos listar algumas mirrorless que podem ser bastante interessantes!
Fuji X100v Fujifilm Mirrorless
E se você está começando agora, dá uma conferida neste texto em nosso blog!